(Português do Brasil) Turistas acessam mais de 50 sites antes de concluir uma reserva

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Turistas satisfeitos tendem a pagar 8% mais em reservas

Ao final do ano passado, a Deloitte publicou um estudo sobre experiência humana na hospitalidade. Aproximando-se do tema, a Bain & Company, em parceria com o Google, decidiu analisar o período pré viagem. A pesquisa identificou que turistas mais planejados podem realizar mais de 500 buscas e consultar mais de 50 sites antes de concluir uma reserva.

O estudo foi realizado com mais de 12 mil brasileiros e viajantes de outros cinco países,  com enfoque nas jornadas de reserva digital dos clientes e seus comportamentos online. Outros descoberta apresentada foi a de que turistas satisfeitos pagam 8% mais em quartos de hotel, 10% mais em voos internacionais e 5% mais em pacotes.

Dentre os principais players do mercado, a consultoria identifica três principais, sendo eles, a descoberta e atuação nas necessidades primordiais dos clientes, a personalização do marketing e o sucesso em cada interação com os viajantes.

Soluções

Quanto à atuação nas necessidades essenciais dos cliente, é importante reconhecer a emoção do consumidor e trabalhá-la com ofertas e direcionamento correto de público.

Já em relação à personalização do marketing, a recomendação é de um “marketing individual”, isto é, entendendo as reais necessidades do cliente e responder em tempo real aos sinais emitidos. A aposta para aprimorar respostas rápidas e personalizadas ao comportamento detectado ou previsto do consumidor é o “teste e aprendizado” por meio de automação, análise preditiva e machine learning.

E por fim, o sucesso em cada interação com os viajantes diz respeito também à jornada do consumidor. O caminho que não é mais linear, passando por idas e vindas, como constatou a pesquisa: os viajantes demoram em média 19 dias para efetuar a reserva, com muitas interrupções e  passando por diversos canais e dispositivos. E mesmo após concretizá-la, 75% dos viajantes no estudo continuaram pesquisando opções, enquanto 10% cancelaram e remarcaram. Por esse motivo, a conversão não é mais tão certeira e concisa. É necessário exercer um constante trabalho cativando o cliente.

O estudo conclui que estarão em vantagem no setor aqueles que acelerarem rapidamente a coleta de dados e o processo da tomada de decisões. Também é necessário flexibilizar a distribuição do orçamento entre as diferentes marcas, produtos e canais de marketing, realocando fundos para as áreas mais promissoras.

Write a comment